20 de maio de 2011

Oito em cada dez manicures ignoram riscos da hepatite

OI meninas,
Hoje vou mostrar para vocês uma reportagem que vi no site R7 e acho importante repassar esta informação.
Para muitas meninas que vão a salões de beleza, as que são manicures e até mesmo para a gente que faz as unhas em casa é importante saber sobre os riscos da HEPATITE.
Vamos cuidar da nossa saúde também né gente ... 

Oito em cada dez manicures ignoram riscos da hepatite

Falta de cuidado pode colocar em risco também a saúde dos clientes, revela pesquisa

ma pesquisa feita na cidade de São Paulo com profissionais que atuam em salões de beleza revela que 81% das pessoas entrevistadas não estão devidamente protegidas contra a hepatite B, mesmo a vacina estando disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde). 


O hospital estadual Emílio Ribas, faz um alerta ao principal grupo de risco: manicures e podólogos. 

O estudo apresentou também outro dado alarmante: 59% das manicures responderam não saber que as três doses da vacina são oferecidas gratuitamente aos profissionais da sua classe em toda a rede pública de saúde. Apenas 19% dos entrevistados tinham tomado as três doses que protegem contra a hepatite B, que pode também colocar a saúde do cliente em risco. 

Andréia Cristine Deneluz Schunck de Oliveira, enfermeira do Instituto Emílio Ribas e coordenadora do estudo, diz que a vacina deve ser o meio de prevenção imediato, seguido de cuidados imprescindíveis na rotina de trabalho das manicures. 

- A vacina é o ponto de partida para a prevenção, mas o principal risco está na falta de cuidado dentro do salão de beleza. 

O levantamento apontou que as profissionais não faziam esterilização adequada em seus instrumentos de trabalho e 74% não lavavam as mãos antes e depois de atender uma cliente. 

- Dessa forma, elas colocam em risco a própria saúde e a de suas clientes. 

Para a pesquisadora, a explicação para o descuido é reflexo da desinformação, pois 72% das profissionais desconheciam as formas de transmissão da doença. 

- A falta de cuidado somada a omissão da vacina colaboram para o aumento de casos da doença. 

Neste ano o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a hepatite B para a faixa etária de 20 a 24 anos. Os indivíduos pertencentes ao grupo de risco, manicures, podólogos, bombeiros, gestantes profissionais da saúde entre outros, podem e devem tomar a vacina gratuitamente, independente da idade.

Vale ressaltar também os cuidados para prevenir a contaminação em salões de Beleza:
  • Leve ao salão o seu próprio estojo de instrumentos para o tratamento de suas unhas (alicate, pinças, etc). Muitos vírus, bactérias e fungos podem contaminar a suas unhas (pés e mãos) com o uso de instrumentos do próprio salão. Doenças graves como hepatite e AIDS podem ser adquiridas em pequenos ferimentos causados por instrumentos contaminados ou mal esterilizados.
  • Jamais tire a cutícula (eponíquio) das unhas. No máximo, empurre-as ligeiramente em direção à base das unhas. Ela protege a pele e evita a entrada de fungos e bactérias na matriz da unha. É comum infecção bacteriana neste local, conhecida como "unheiro" (paroníquia), causando muita dor e saída de secreção purulenta. Mesmo se o alicate for seu, bem limpo e conservado, cuidado para que a sua manicure não tire "bifes" dos cantos da unha. Estes ferimentos facilitam inflamações e infecções oportunistas de bactérias e fungos. Se isto acontecer, limpe o local imediatamente com água e sabão. Oriente a manicure para manter as unhas em formato quadrado para evitar inflamações e até cirurgias para tratar de unhas encravadas nos cantos (principalmente nos pés).
  • Observe se o salão forra a bacia de água com plástico. As bacias sem proteção são um foco de germes que podem infectar você. Exija o uso de aventais e luvas pelas manicures e pedicures. Cuidado com os calos nos pés. O tratamento com podóloga diplomada é o mais adequado.
  • Ao pentear, a escova de cabelos deverá estar limpa e sem fios de outras clientes. Peça gentilmente para limpá-las antes de ser usada na sua cabeça. Alguns fungos e parasitas podem passar para os seus cabelos, como o piolho, por exemplo.
  • escolha criteriosa de um salão de beleza é muito importante, pois muitas doenças de pele, cabelos e unhas podem ser adquiridas nestes locais, se as condições de higiene e cuidados na assepsia não forem observadas.

    Bom meninas... por hoje é só.. espero que gostem desta informação e que eu tenha ajudado a tirar algumas dúvidas de vocês !!!

    Não deixem de comentar!!!
    Beeeeeeeeeeeijos :*

6 comentários:

Ótimo post, mas deste mal não sofro, nunca fiz minhas unhas na manicure muito menos tiro as cutículas haha, pois antes tinha ate vergonha de dizer isso mas agora até me orgulho!!
Bjos

http://blogmundodahelen.wordpress.com/

É realmente é bem complicado, pois sempre achamos que nunca vai acontecer com gente, mais ai quando acontece é que complica.
Conheço algumas pessoas que pegaram Hepatite na Manicure é um sofrimento só.
Parabéns pelo post temos que divulgar mesmo, quem sabe as lindas acordam né?
Bom Final de Semana
Bjus
www.cantinhodimulher.blogspot.com

Esse post esclarece muito! Realmente é muito perigoso pegar hepatite no salão!
Beijos
www.euamoisso.com.br

Adoreii o Post !! esclarecer muito e ajuda a lembrar quem ja sabe !!
Quase sempre faco minhas unhas em casa mais
Qndo vou no salao levo tudo ate os esmaltes !!
Tenho um medooo rsrs

beijookass Lindonaa

http://alineolivee.blogspot.com/

Vcs sabem de qto em qto tempo, devemos repetir as tres doses?

Adorei o post, foi um alerta para nós!
bjus!

Postar um comentário

Pinterest Google Plus Rss Twitter